11 lugares imperdíveis em Porto Alegre, por Filipe Catto
Filipe Catto nasceu na cidade de Lajeado, entre vales e montanhas, e cresceu em Porto Alegre. Considerado uma das maiores revelações da música brasileira nos últimos tempos, o cantor e compositor gaúcho mora em São Paulo desde 2010. Sempre que pode visita Porto Alegre, lugar de suas referências, lembranças e raízes. E onde volta a visitar os seus lugares preferidos na cidade, confira.
01. Bar Ocidente
O Bar Ocidente (av. Osvaldo Aranha, 960) é um clássico, uma verdadeira entidade. Berço da cena rock de Porto Alegre, o Ocidente tem história e alma, e foi onde eu comecei a cantar profissionalmente. Um lugar democrático, diverso e que sobrevive há mais de trinta anos firme e forte na cena cultural da cidade. Das terças no Sarau Elétrico às sextas na jogação gay, passando pelos shows imperdíveis, o bar tem muitas caras e todas as portas abertas para a diferença e a diversão. Sou devoto do Ocidente.
02. Bar Odeon
Um dos lugares mais interessantes da cidade. O Bar Odeon (rua. Gen. Andrade Neves, 81) é uma pérola escondida no meio do centrão. Descontraído, boêmio e elegante, é um lugar sem frescuras e com música ao vivo de primeira, com grandes instrumentistas tocando clássicos do choro, do jazz, do blues acompanhados de um chopp maravilhoso e petiscos imperdíveis. Já dei muita canja no Odeon também nos áureos tempos de noite porto-alegrense.
03. Caminho dos Antiquários
É um dos passeios mais gostosos e inspiradores da cidade. O Caminho dos Antiquários é um shopping a céu aberto localizado na rua Marechal Floriano Peixoto entre a Praça Daltro Filho, a Praça Marquesa de Sevigné e o Viaduto da Borges. Aos sábados acontece a Feira do Caminho dos Antiquários (entre as ruas Fernando Machado e Demétrio Ribeiro até a Praça Daltro Filho) com diversos expositores de artesanato, artes plásticas, roupas, jóias e artigos para decoração.
04. Galeria Península
É um lugar lindo, descolado, feito de artistas para outros artistas e amantes da arte em geral. A Galeria Península fica no centro histórico (rua dos Andradas, 351), com obras de artistas novos e produtos bacanérrimos à venda. Vale a pena conhecer.
05. Bar e Restaurante Van Gogh
Clássico e atemporal, o Van Gogh (rua da República, 14 – Cidade Baixa) é como casa de mãe depois de uma noite intensa. Onde os artistas e os madrugadores se encontram. Barato, simples e maravilhoso, o Van Gogh é um dos melhores lugares para levar um número grande de pessoas para brindar, comer bem e ter conversas malucas com desconhecidos.
06. Tutti Giorni
No alto das escadarias da Borges (que já são uma atração turística por si só, além de palco de todas as campanhas publicitárias da cidade), o Tutti Giorni (av. Borges de Medeiros, 1224) é um bar pequeno, interessante e acolhedor. As pessoas ficam em sua maioria do lado de fora, e é um excelente ponto pra se colocar conversa fora e beber cerveja.
07. Casa de Teatro
Uma das baladinhas mais legais da cidade, a Casa de Teatro (rua Garibaldi, 853 – Independência) não é mais só um ponto de encontro da classe teatral, mas tem diversas propostas culturais que vão de apresentações musicais, teatrais e saraus a festas. Destaque para a balada Cadê Tereza, que toca música nacional de primeira.
08. Theatro São Pedro
Um templo do teatro e da música, simples assim. Quem for a Porto Alegre não pode deixar de conhecer o Theatro São Pedro (praça Marechal Deodoro, s/n° – Centro Histórico) e suas dependências. A programação é de primeira e tem a curadoria de quem entende muito bem do assunto há anos, além de oferecer toda a nobreza que a nossa arte merece. Para qualquer músico, tocar no São Pedro é uma realização. E quem teve essa oportunidade sabe do que estou falando.
09. Casa de Cultura Mário Quintana
A Casa de Cultura (rua dos Andradas, 736 – Centro) dispensa apresentações. Fica no antigo hotel Majestic, onde viveu o poeta Mário Quintana, que foi desativado, reformado e se transformou em um complexo cultural que reúne teatro, música, exposições, acervos permanentes, café… Um lugar para passar várias horas e se inspirar.
10. Fundação Iberê Camargo
A Fundação Iberê Camargo (av. Padre Cacique, 2000 – Cristal) valeria a visita só pela obra do artista em questão, mas além disso oferece exposições interessantíssimas de artistas contemporâneos e uma arquitetura que, por si só, já é uma obra de arte em si.
11. Mercado Público
O Mercado Público é uma instituição na cidade. Com bancas de todos os tipos, um pouco de tudo é vendido lá, de livros à verduras, de cereais à artigos afro-religiosos. Para comprar peixe e tomar um sorvete, almoçar ou encontrar os amigos pra um café. O Mercadão recebe a todos de braços abertos, é como uma porta de entrada da cidade.
Filipe Catto é gaúcho, cantor e compositor
Fonte: http://roteirosincriveis.uol.com.br/destinos/america-do-sul/brasil/regiao-sul/rs/porto-alegre-rs/11-lugares-imperdiveis-em-porto-alegre-por-filipe-catto/