O Voo Azul 5019, que vem de Brasília e Guarulhos, pousará em Joinville às 13h50 e decolará para Porto Alegre às 14h20.
O Voo Azul 5015, de Porto Alegre, pousará em Joinville às 16 horas e decolará para Guarulhos às 16h30. Nos dois casos, a aeronave será Embraer 190, com capacidade para 114 passageiros. As duas linhas só não operam aos sábados. Com o acréscimo, o terminal passará a contar com 12 voos diários.
Para o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte, essa já é uma resposta ao trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura em conjunto com a Associação Empresarial de Joinville (Acij) e apoio da Infraero.
— Os novos voos sinalizam para uma readequação de preços de passagens, e esse trabalho não para por aqui. É um importante passo, mas temos mais a conquistar — destaca.
Em fevereiro, representantes da Prefeitura, da Acij e da Infraero se reuniram com dirigentes das companhias Gol e Azul para pleitear mais voos e tarifas mais justas. A TAM não compareceu ao encontro, mas está em contato com a Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side). Na ocasião, foram solicitados mais voos para Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro e preços de passagens mais adequados.
O pedido de ampliação do número de voos tem como justificativa as recentes melhorias técnicas no aeroporto: a avaliação da resistência da pista (PCN –Pavement classification number), que permite o pouso de aviões com plena lotação; o sistema ILS, que reduziu o tempo dos voos; e o Sistema ELO com finger de embarque e desembarque, que representa menor tempo do avião em solo.