Barretos, a capital country do Brasil, abriga a maior e mais tradicional festa do peão da América Latina
Situado a 429 km de São Paulo, Barretos é um dos municípios mais ricos do Estado. Fundada por mineiros em 1854, a cidade já foi conhecida como a Capital do Gado e hoje é um dos principais pólos da indústria agropecuária paulista. Não é à toa que é sede da maior festa de rodeio da América Latina.
O dia-a-dia em Barretos é calmo e o ar pacato de cidade do interior prospera até nas avenidas mais movimentadas. Para conhecer os principais pontos turísticos, quase todos localizados próximos à Praça Francisco Barreto, basta um bom par de tênis no pé e coragem para enfrentar o sol e o calor. Mesmo no inverno, a cidade tem dias bem quentes. A pedida para se refrescar entre uma atração e outra é parar em uma das inúmeras sorveterias espalhadas pela cidade.
Após passear pelo centro, a parada obrigatória é o Parque do Peão. É por lá que se pode ter uma ideia da grandiosidade do evento que atrai milhares de pessoas para Barretos no mês de agosto. Os visitantes têm acesso a todas as áreas e, apesar de grande parte dos espaços ficarem fechados na maior parte do ano, vale a pena dar uma olhada na rica infra-estrutura do local.
É inevitável entrar no clima country de Barretos –até as cabines de telefone público têm forma de chapéu de cowboy!–, mas isso não é algo negativo. Para aproveitar a cidade, basta se deixar levar pela cultura sertaneja e descobrir as surpresas que ela oferece.
Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/barretos/index.htm