O Círio de Nazaré atrai cerca de 70 mil turistas a Belém no mês de outubro, segundo o Dieese. E faltando pouco mais de um mês para a festa religiosa, a sinalização para turistas nas ruas da cidade está precária. A prefeitura garantiu que colocará as placas que Belém precisa até outubro.
As placas espalhadas pela cidade não são suficientes e algumas indicam a direção errada dos pontos turísticos. Na Praça Dom Pedro II há uma placa virada, sinalizando os locais errados. Já na rua Doutor Assis, no Centro Histórico da Cidade, não há nenhuma placa para turistas.
Taxista há 20 anos, Raimundo Carvalho trabalha no ponto na Praça do Relógio, um dos principais cartões postais da capital paraense. Quando os turistas passam, ele os ajuda com informações. “A cidade não está toda sinalizada. Tem várias ruas que, às vezes, o turista vem e se perde”, afirma.
Para especialistas, Belém não tem a estrutura adequada de sinalização. “Precisa de alguns pontos de melhoramento, principalmente nesse aspecto dos diversos usos da cidade. Não temos placas com outros tipos de linguagem, como informações em língua estrangeira: inglês, francês, espanhol. E isso é importante”, afirma o turismólogo Jorge Alex.
Quem mora em Belém há muito tempo reclama. “É difícil seguir só por essas placas, falta muito para o próprio turista. Só isso que tem [sinalização] não dá”, ressalta Expedito de Castro, técnico em enfermagem.
A Prefeitura de Belém informou que a Superintendência de Mobilidade Urbana está responsável pela execução de um contrato de sinalização entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1 milhão, de recursos do PAC Turismo. Deste contrato, foi executado apenas 5%, o que representa cerca de 90 placas, faltando aproximadamente 400 placas que vão ter um suporte para evitar que elas girem com o vento.
Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/2015/noticia/2015/08/belem-tem-sinalizacao-insuficiente-para-receber-turistas-no-cirio-2015.html