Campo de concentração vai virar resort de luxo na Europa
0 Comentários
Fortaleza em ilha de Montenegro foi usada como prisão pelo ditador italiano Benito Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial
Ficar hospedado em um antigo campo de concentração? O polêmico projeto acaba de ser liberado pelo Parlamento de Montenegro, que autorizou a transformação de uma ilha, usada como antigo local de confinamento na Segunda Guerra Mundial, no luxuoso Mamula Island Resort. O local fica no balneário de Herceg Novi, na belíssima Baía de Boka, no Mar Adriático.
A ilha de Mamula tem uma fortaleza do século 19, que foi construída originalmente para evitar a entrada de navios inimigos na Baía de Boka, mas acabou sendo usada para prender opositores do ditador italianoBenito Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que 130 pessoas foram assassinadas ou morreram de fome ali. Por isso, o projeto do resort de luxo não agrada familiares de moradores presos ou mortos no local, que protestam contra a transformação do espaço num hotel.
Durante anos, Mamula tem sido uma das atrações turísticas mais populares de Herceg Novi. A fortaleza está bem preservada e ainda mantém as celas usadas no campo de concentração. A companhia suíço-egípcia Orascom vai pagar cerca de US$ 16 milhões para administrar e restaurar o local, que deve contar com um hotel, restaurantes, um spa e uma boate.
Localizado entre a famosa Dubrovnik (Croácia) e Kotor, um dos principais destinos de Montenegro, o balneário de Herceg Novi atrai cada vez mais turistas internacionais por conta dos cenários incríveis, um ritmo sossegado, boas opções gastronômicas, povo hospitaleiro e preços que cabem no orçamento de um viajante. Popularmente conhecida como Mamula, a ilha tem como nome oficial Lastavica. O apelido é uma homenagem ao almirante austríaco Lazar Mamula, que mandou construir a fortaleza.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/campo-de-concentracao-vai-virar-resort-de-luxo-na-europa/