Com mais de 120 anos, Estátua da Liberdade continua símbolo norte-americano
De imponentes 46,05m, a Estátua da Liberdade é um dos maiores símbolos não só de Nova York, mas de todo os Estados Unidos. O monumento é grandioso. Só seu dedo indicador tem 2,44m. O peso total ultrapassa as 150 toneladas, sendo 31 de cobre e outras 125 de aço.
Localizada no porto de Nova York, na ilha da Liberdade, seu nome original é Liberty Enlightening the World (A Liberdade Iluminando o Mundo). Para conhecê-la o passeio começa pelo lobby do pedestal, onde está exposta sua tocha original – substituída na restauração de 1986.
Da área do calçadão (que contorna o monumento), é possível apreciar de perto a estátua. Pegue o elevador para subir até o observatório do pedestal e ter uma boa visão do porto de Nova York. Nem a coroa, nem a tocha são acessíveis ao público.
Instalada no porto desde 1886 e desenhada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi, a estátua foi um presente da França para os Estados Unidos. Sua estrutura interna foi feita por Alexandre Gustave Eiffel, que também desenhou a famosa torre francesa. As 300 peças foram transportadas pelo navio Isere em 214 caixas.
A estátua, inspirada na mãe do escultor, possui vários símbolos maçônicos. A tocha, o livro na mão esquerda e a diadema de sete espigões na cabeça, são alguns exemplos.
O parque fica aberto todos os dias, exceto 25 de dezembro, das 9h30 às 17h. É recomendável sempre se informar, pois os horários são modificados sazonalmente.
Nos meses de junho a setembro o monumento costuma ficar lotado de turistas, principalmente nos feriados e finais de semana. Como existem alguns procedimentos de segurança para embarcar no ferry que dá acesso à ilha, a espera nessas épocas pode chegar a horas.
Para embarcar vá até o Castle Clinton National Monument, no Battery Park. Mais informações sobre o transporte até a ilha estão disponíveis em statueoflibertyferry.com. O site oficial do monumento é www.nps.gov/stli/.
Fonte: http://roteirosincriveis.uol.com.br/destinos/america-do-norte/estados-unidos/nova-york/com-mais-de%C2%A0120-anos-estatua-da-liberdade-continua-simbolo-norte-americano/