Além dos atrativos naturais, Lages reúne monumentos e históricos que são opção de passeio para quem visitar a cidade durante a Festa do Pinhão, que inicia nesta sexta (29) e vai até 7 de junho. Entre as construções que se destacam estão a Catedral Diocesana, a Mesquista Islâmica e o Memorial Nereu Ramos.
Para quem gosta de história, o Memorial Nereu Ramos reúne fotos e objetos da vida de Nereu Ramos, que foi Presidente da República, após assumir o cargo no lugar de Café Filho, além de deputado estadual, deputado federal, deputado constituinte e Governador de Santa Catarina. O memorial funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h.
Museu Tiago de Castro abriga um acervo de imagens e documentos do séc. XVIII, XIX e XX, armas de guerra, utensílios de trabalho e domésticos, peças de vestuário e objetos de uso cotidiano. O idealizador do local foi Danilo Thiago de Castro, que iniciou seu acervo em 1937, quando tinha 17 anos. Atualmente, o local é administrado pela Fundação Cultural de Lages e fica aberto de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 12h e 13h30 às 17h30.
A Mesquita Islâmica é outro ponto turístico da cidade. De acordo com a Secretaria de Turismo, a Sociedade Islâmica de Lages foi uma das primeiras no Sul do Brasil e a construção é peculiar por não possuir bancos no salão do templo. A mesquita fica no Bairro Universitário e para visitá-la é necessário agendar horário pelos telefones (49) 3223-1378 e 3222-3499.
A Catedral, que fica no Centro, foi inaugurada em 1922 e construída em pedra pelos padres franciscanos. Os vitrais e as imagens foram importadas da Alemanha e se destacam na arquitetura. O altar, que segue o estilo gótico, traz as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. O local fica aberto de terça à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h, e sábados e domingos das 8h às 12h e das 17h às 20h.
A Igreja Santa Cruz é outro local que atrai turistas que visitam a cidade. Históricamente, ela servia como ponto de parada para tropeiros e viajantes, que acampavam ao redor de um fogo de chão.
Para passear, há o Parque Jonas Ramos, popularmente conhecido como Tanque. Conforme a Fundação Cultural, o fundador da cidade, Correria Pinto, teria mandado construir um tanque para que as mulheres pudessem lavar roupas em segurança.
O Portal de Turismo de Lages traz outros monumentos que podem ser visitados na cidade.
Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/festa-do-pinhao/2015/noticia/2015/05/confira-monumentos-para-conhecer-em-lages-durante-festa-do-pinhao.html