Conheça dez lugares incríveis para mergulhar pelo planeta
De Fernando de Noronha às Bahamas: veja dicas de quando ir e o que encontrar embaixo d’água
Para quem gosta de mergulhar na vida subaquática, há pequenos tesouros submarinos, onde a riqueza da fauna e da flora podem ser observados, em vários pontos do planeta.
Unir turismo, lazer e conhecimento pode tornar a viagem interessante e, pensando nisso, o site de Viagem e Turismo escolheu 10 opções para quem deseja viajar, mergulhar e explorar a vida de peixes e espécies submarinas pelo mundo.
Nem sempre é preciso ter certificado e cursos de mergulho para conhecer um pouco dessa natureza. Há mares em que é possível observar diversas espécies sem a necessidade de cilindros e outros apetrechos profissionais – apenas o snorkel. Por outro lado, existem passeios organizados que colocam o viajante em contato com tubarões, tartarugas marinhas e golfinhos. Veja as dicas nas (belas) fotos acima e aproveite.
Belize
Localizado no nordeste da América Central, as águas cristalinas e o ecossistema formado por peixes de cores variadas, golfinhos, arraia-mantas (arraias mantas são uma das maiores do mundo), pequenos tubarões, manguezais, atóis e a maior barreira de corais do Hemisfério Norte – com 298 km de extensão – fazem do local um dos pontos procurados para mergulho. Mas é o famoso “Blue Hole” (foto), no centro do atol Lighthouse Reef, a verdadeira obra-prima de Belize. Trata-se de uma circunferência escavada pela natureza no meio da barreira de corais, com mais de 300 metros de diâmetro e 135 metros de profundidade, onde mergulhadores experientes encontram enormes estalactites e estalagmites, algumas com mais de cinco metros de comprimento.
A melhor época para mergulhar em Belize está entre os meses de abril e junho. Os principais pontos de mergulho são as ilhas Turneffe, o Lighthouse Reef, o Atol de Glover e Ambergris Cave. A vantagem para o visitante é que o turismo se estruturou para os interessados em mergulho e são diversos resorts e agências especializadas na modalidade. As temperaturas altas, com média de 29°C, incentivam ainda mais os passeios aquáticos e são responsáveis pela rica vida marinha de Belize. A língua oficial dos moradores locais é o inglês e a moeda é o dólar de Belize.
Mar Vermelho
O golfo do Oceano Índico entre a África e a Ásia, ou onde o deserto se encontra com o oceano, possui águas mornas e cristalinas, barreiras de corais – com mais de 200 tipos diferentes – que chegam a atingir 300 pés de profundidade. A vida aquática rica, com espécies coloridas, como peixe-borboleta, peixe-papagaio, arraias-manta, tubarões, tartarugas, moreias e os gigantes peixes-napoleão, fazem do local interesse de mergulhadores. Os acessos pelas cidades egípcias Sharm El Sheick e Hurghada são os mais procurados pelos turistas.
Para os mais aventureiros, há a opção de alugar um barco por uma semana para chegar a lugares remotos do oceano, que não podem ser acessados em passeios de um dia. O Mar Vermelho tem cerca de 2 mil quilômetros de extensão e banha oito países da região, porém, é visitado principalmente pelo Egito. A temperatura da água fica em média em 25°C e as melhores épocas para mergulhar são os meses de março a maio, e de setembro a novembro. A língua oficial do país é árabe e a moeda é a libra egípcia.
Tailândia
Se o país é considerado um dos paraísos asiáticos para quem gosta de praia, não poderia ser diferente em relação ao mergulho. As águas calmas e claras formam o ambiente perfeito para explorar a vida subaquática da região e tirar fotografias, devido à alta visibilidade. São mais de 2 mil quilômetros de costa banhada pelo Oceano Índico, onde os turistas podem encontrar tubarões, baleias, arraias, além de recifes de coral. Há vários pontos famosos pelo mergulho, entre eles a ilha de Kho Tao, de Phuket e as ilhas Similan.
Kho Tao (Ilha Tartaruga) é indicada para mergulhadores iniciantes. Em Phuket, as atrações subaquáticas mais procuradas pelos turistas são o Ponto do Tubarão, onde os mergulhadores podem se deparar com tubarões-leopardo (foto), e uma viagem para explorar os destroços do ferry King Cruise. Os mais experientes e com espírito de aventura podem optar por uma viagem de barco por dias pelas ilhas Similan, exóticas e inabitadas com inúmeras espécies marinhas. A temperatura média nas ilhas da Tailândia, ao longo do ano, é de 30 °C e o período entre os meses de novembro e fevereiro é o mais indicado para o turismo. A língua oficial do país é tailandês e a moeda é o baht tailandês.
Indonésia
Como o maior arquipélago do mundo, que ocupa parte do continente da Ásia e da Oceania, não poderia ficar fora da lista de destinos preferidos dos mergulhadores. As mais de 17 mil ilhas do país são banhadas por águas ricas em vida subaquática, com mais de 3 mil espécies de peixes e cerca de 600 de corais. Golfinhos, baleias-piloto, arraias e até um vulcão submarino são atrações durante o mergulho. A Indonésia conta com cerca de 500 pontos de mergulho, entre os mais famosos, estão Raja Ampat, Ilhas Banda, Sulawesi, Komodo e Bali.
Bunaken, em Sulawesi (uma das áreas mais famosas), é cercada de águas cristalinas. Já Banda combinam a variedade de peixes de recife com corais rígidos e esponjas. Em Komodo, os visitantes podem encontrar tanto os lendários dragões, como recifes cheios de cores, arraias, golfinhos e dugongs (mamíferos parecidos com os nossos peixes-boi). A ilha mais famosa do arquipélago, Bali, tem opção de mergulhos de praia e contato com tubarões de recife. Mas os mergulhadores não viajam à Indonésia apenas para ter contato com o ecossistema da região: muitos são atraídos por riquezas de navios naufragados ali. A temperatura da água na Indonésia varia entre 19°C e 30°C e a melhor época para visitar a região é entre abril e dezembro. A língua oficial do país é o indonésio e a moeda é a rupia indonésia.
Bahamas
São mais de 700 ilhas e duas mil ilhotas em águas caribenhas onde o sol brilha o ano inteiro, que atraem turistas interessados em naufrágios e na fauna subaquática. O mar azul turquesa tem visibilidade de cerca de 70 metros. New Providence é um dos principais destinos para mergulho, localizada sobre cavernas, “blue holes”, e um abismo submarino. É lá onde acontece uma das principais atrações de Bahamas: mergulho e alimentação de tubarões. Outro ponto de visitação de mergulhadores é Grand Bahama, onde os turistas podem ter contato com tubarões e golfinhos, além de conhecer o navio THEO´s, naufragado artificialmente.
Um destino não tão famoso como New Providence e Grand Bahama, é Bimini. Entre as atrações, estão recifes rasos e profundos, paredões e o navio norte-americano Sapona. Bimini é excelente para a prática de snorkelling. A temperatura média da água é de 24°C e a melhor época para visitar as Bahamas é entre os meses de abril e setembro, para evitar a da temporada dos furacões. A língua oficial das ilhas é o inglês e a moeda é o bahamian dólar.
Ilhas Galápagos
O arquipélago equatoriano de 13 ilhas, com apenas quatro habitáveis, é o destino perfeito para quem deseja ver animais como tubarões-martelo, leões-marinhos, pinguins, iguanas, golfinhos, arraias e tartarugas gigantes. A região ficou famosa após servir de inspiração para o pesquisador Charles Darwin elaborar a teoria da evolução, tanto que uma das ilhas mais famosas recebeu o sobrenome do naturalista. A outra mais importante é a Wolf. As duas são os melhores pontos de mergulho.
Galápagos tem origem vulcânica e paredões submersos de até 3 km de profundidade. É um dos destinos mais virgens em mergulho no mundo. No entanto, é preciso experiência pela ocorrência de correnteza. Os melhores meses para mergulhar em Galápagos são dezembro, janeiro, maio e junho. A temperatura da água fica entre 21°C e 26°C. A língua oficial é o espanhol e a moeda é o dólar americano
Polinésia Francesa
O arquipélago formado mais de 100 ilhas e atóis na Oceania é um dos lugares mais paradisíacos do mundo. Entre as principais ilhas para mergulho, banhadas pelas águas entre o Chile e a Nova Zelândia, estão Tahiti, Moorea, Bora Bora, Huahine, Raiatea e Tuamotu. O mar é cristalino e calmo, com anéis de corais e formações rochosas vulcânicas submersas. Bora Bora concentra diversos pontos para mergulho com cilindro e snorkel. É um aquário a céu aberto com corais, cações, peixes-leão, moreias, tartarugas marinhas e tubarões.
Em Moorea, assim como em Bora Bora, é possível realizar mergulhos e alimentar tubarões-lixa. Rangiroa, o maior atol das ilhas Tuamotu, possibilita a interação com tubarões, golfinhos, peixes-napoleão, arraias (foto), barracudas, entre outras espécies subaquáticas. A temperatura da água fica em, aproximadamente, 26°C. A melhor época para visitar a região é entre os meses de maio e outubro. A língua oficial da região é o francês e a moeda é o franco.
Austrália
O país é conhecido por abrigar belas praias da Oceania e ser point de surfistas do mundo todo. A Austrália, porém, tem também muito a oferecer aos mergulhadores. É lá onde está localizado o mais longo recife do mundo – com cerca de 2 mil quilômetros de extensão -, chamado de Grande Barreira de Corais (foto). Ali há no mínimo 2,8 mil tipos diferentes de corais, com cores variadas, além de uma riquíssima vida marinha. Polvos, lulas, peixes e tubarões fazem parte da fauna que o mergulhador encontra por lá.
É possível praticar snorkel e ter visibilidade quase tão boa quanto a de um mergulhador com cilindro. Passeios ainda disponibilizam exploração por caminhada subaquática, em que o turista usa uma espécie de capacete para respirar sob a água; submarino; e o próprio mergulho com cilindros. A temperatura da água é de, em média, 25°C e entre os meses de abril e novembro está o melhor período para mergulhar na Austrália. A língua oficial do país é o inglês e a moeda é o dólar australiano.
Bonito
A 300 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, está um dos melhores lugares para mergulho em água doce no Brasil. Com turismo organizado, as fazendas locais – como a do Rio da Prata e do Rio Sucuri – oferecem passeios de flutuação e uso de snorkel, onde os visitantes podem observar diferentes espécies de peixes, entre eles, o mais chamativo: o dourado. Piraputangas, cara-açus, pacus, curimbas e raias podem ser vistas também.
As cavernas alagadas servem para o mergulho em Bonito. Entre elas, a mais procurada é o abismo Anhumas, acessível a partir de um rapel de 72 metros. É possível explorar as formações de estalactites submersas, com visibilidade de cerca de 40 metros, os turistas podem praticar tanto mergulho com cilindro, como snorkelling. A temperatura média anual de Bonito é de 25°C, próxima à da água de, aproximadamente, 20°C. A melhor época para visitar Bonito é entre os meses de dezembro e março, no período de chuvas, pois é quando os animais aparecem pela abundância de alimentos.
Fernando de Noronha
É o ponto de mergulho mais famoso do Brasil, com águas cristalinas e visibilidade de cerca de 40 metros. Na ilha pernambucana, o visitante pode ter contato com tartarugas marinhas, golfinhos, arraias, moreias e até tubarões, além de peixes coloridos de várias espécies. A ilha é uma área de preservação ambiental e eleita Patrimônio Mundial da Unesco, em 2001.
Nas águas que banham a ilha é possível fazer snorkelling e mergulho com cilindros. Entre os pontos de mergulho, estão Cagarras, Ilha do Meio, Caverna da Sapata, Laje dos Cabos, Pedras Secas e Buraco do Inferno. A temperatura média da água é de 24°C e o melhor período para praticar mergulho em Fernando de Noronha é entre os meses de agosto e dezembro.
Para quem gosta de mergulhar na vida subaquática, há pequenos tesouros submarinos, onde a riqueza da fauna e da flora podem ser observados, em vários pontos do planeta.
Unir turismo, lazer e conhecimento pode tornar a viagem interessante e, pensando nisso, o site de Viagem e Turismo escolheu 10 opções para quem deseja viajar, mergulhar e explorar a vida de peixes e espécies submarinas pelo mundo.
Nem sempre é preciso ter certificado e cursos de mergulho para conhecer um pouco dessa natureza. Há mares em que é possível observar diversas espécies sem a necessidade de cilindros e outros apetrechos profissionais – apenas o snorkel. Por outro lado, existem passeios organizados que colocam o viajante em contato com tubarões, tartarugas marinhas e golfinhos. Veja as dicas nas (belas) fotos acima e aproveite.
Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/conheca-dez-lugares-incriveis-para-mergulhar-pelo-planeta?foto=1#1