Jerusalém está bem no meio de Israel, o que a torna uma boa base para conhecer muitas áreas ao redor. A capital econômica do país, Tel Aviv, fica cerca de uma hora em direção ao litoral e o Mar Morto a menos de duas. Eilat, a cidade de veraneio às margens do Mar Vermelho no extremo sul do país pode ser alcançada em cerca de quatro horas de carro.
Dentro dos limites da Cidade Velha a forma de locomoção é andar a pé. Já para circular entre os pontos da parte nova, os ônibus e bondes administrados pela empresa Egged são bastante eficientes.
Jerusalém é entrelaçada por um bom sistema regular de linhas de ônibus e conta ainda com uma linha turística (a 99) que faz um roteiro circular pelos principais pontos de interesse. Esse roteiro especial tem um sistema de cobrança diferenciado, sendo possível comprar passes para 24 ou 48 horas que permitem ilimitados embarques e desembarques durante o período de validade (são 34 paradas). A cidade também é servida por linhas de bonde, que passam por muitos pontos de interesse turístico.
O viajante pode pagar a tarifa regular, que permite o uso dos dois sistemas (ônibus e bonde) pelo período de 90 minutos. No caso dos ônibus, há também passes para dez viagens ou para uso ilimitado por um mês.
Uma informação importante é que estes transportes não circulam nos principais feriados religiosos judaicos e também não operam durante o Shabbat (30 minutos antes do pôr do sol na sexta-feira até no mínimo 30 minutos após o pôr do sol no sábado).
O táxi, relativamente econômico, também é uma boa forma de transporte. Peça sempre para o taxista ligar o taxímetro, dizendo “Bá Monê”.
Serviço:
Egged Company
www.egged.co.il