Cores e sabores marcam quem visita Morro de São Paulo, na Bahia
0 Comentários
Localizada em uma posição privilegiada do litoral baiano – entre as baías de Camamu e de Todos-os-Santos – a enigmática Morro de São Paulo, que está a 280 km de Salvador, é uma ilha que mexe no imaginário de quem a visita. Parte de Cairu, único município arquipélago do Brasil, que fora desbravado há mais de 400 anos, o lugarejo é uma espécie de Torre de Babel, onde os diferentes idiomas, por conta da grande presença estrangeira, são substituídos pela linguagem da alegria, descontração e sensação de férias o tempo inteiro.
A rusticidade do destino ainda é um traço marcante, mas os ares da contemporaneidade se fazem presentes em Morro de São Paulo. Por trás das praias podem ser vistos veículos 4×4 fazendo o transporte de hóspedes para os lugares mais reservados da ilha. Na vila, o chão de terra batida deu espaço a um projeto paisagístico que não afetou muito as características locais.
Principalmente na Segunda Praia, a oferta de boas pousadas para todos os bolsos e estilos é grande. Além disso, trata-se do local ideal para saborear pratos com pescados, ostras ou ver o tempo passar tomando um bom drink.
Com águas que de longe têm um tom esverdeado e que de perto são transparentes e com uma temperatura convidativa ao banho de mar, a ilha reúne diversos atrativos que a transformam num destino ’24 horas’. Durante a baixa estação, duas festas enchem a região de visitantes: o Festival de Primavera, realizado em setembro, e a Ressaca do Morro, evento que ocorre após o Carnaval de Salvador.
Outra característica marcante de Morro de São Paulo é a sua história. Edificações e monumentos com mais de dois séculos de existência, como a Fortaleza do Morro, que está sendo recuperada, a Fonte Grande e o Farol do Morro, são capítulos à parte neste paraíso de onde os visitantes saem morrendo de saudades.
Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/morro-de-sao-paulo/