Férias que cabem no orçamento
Decida o destino, pesquise as melhores ofertas, poupe dinheiro e pague com antecedências, se possível. De última hora, também dá para viajar e não comprometer o orçamento familiar
Shandra Aguiar, coordenadora do núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar do Departamento de Economista Doméstica da UFC, conta que sua família sempre viaja junta nas férias. Em outros anos, a média era de 15 pessoas. O segredo para manter as contas em dia é “organização, disciplina, bom senso” e gastar o que o orçamento da família permite.
A viagem em família começa não apenas quando o avião decola, mas precisa ser acompanhada por todos desde o planejamento. O ideal é que a família inteira se envolva para montar o roteiro e que ajude a economizar. Quanto mais tempo de antecedência houver para buscar pacotes e pesquisar preços de passagens e hotéis, maior será a economia. Especialistas estimam um bom período é de seis meses a um ano.
Cuidado para não planejar o inatingível. Programe dentro das suas possibilidades, faça planos concretos e os registre. Guarde algum dinheiro para a realização do sonho. Se reservar cerca de 10% da renda familiar poderá chegar mais rápido ao objetivo. O dinheiro reservado poderá ser útil se surgir alguma promoção relâmpago de passagem. Também invista em cartões de pontuação e de milhas.
Pague as despesas previsíveis antes da viagem para evitar dor de cabeça e parcele se for vantajoso. “Reserve algum dinheiro para a viagem. Quando viajamos de férias, queremos participar da vida daquele País”, ressalta Shandra Aguiar. Planeje o roteiro com antecedência e conheça bem o destino para aproveitá-lo melhor.
Baixa estação
Para economizar mais, uma boa dica é viajar na baixa estação e longe de feriados prolongados. Mas, se o sonho é passar o Natal em Gramado (RS) ou o Reveillon em Buenos Aires (Argentina), comprar com antecedência pode deixar o pacote mais barato, de acordo com a agente de viagem da Grandes Viagens Turismo, Leila Vieira. Ela explica que os pacotes podem ser mais vantajosos porque há o bloqueio do preço das passagens depois que o contrato é fechado.
Se o sonho é viajar para fora do Brasil, é importante comprar a moeda do País ou dólares com antecedência. Para evitar surpresas, o ideal é levar papel-moeda e cartões pré-pagos. O cartão de crédito deve ser utilizado apenas em emergências.
É importante também garantir todos os documentos necessários, em especial o passaporte antes de comprar o trecho aéreo. Conhecer muitos destinos de uma única vez pode ser uma desvantagem. “Você acaba passando pelos lugares, mas não vai conhecer”, alerta Leila Vieira.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2015/01/03/noticiasjornaleconomia,3371101/ferias-que-cabem-no-orcamento.shtml