Gramado: um destino para todos!
Cidade gaúcha é um dos poucos lugares no Brasil em que planejamento turístico foi levado a sério e por isso tem atrações para todos perfis e idades
Clima europeu, temperatura que pode chegar à zero no inverno, arquitetura colonial, um povo simpático e hospitaleiro, ruas arborizadas, muitas lojinhas (várias de chocolate!) e hortênsias, muitas hortênsias. Onde? Na adorável cidade de Gramado que mais parece cenário de algum filme romântico, a começar pelos pórticos de entrada: um em estilo normando (via Taquara) e outro de influência bávara (via Nova Petrópolis) que dão as boas vindas aos visitantes mostrando que se trata de um destino que quer receber bem. E acredite, faz isso com primor!
Já tinha ido à cidade em outras duas oportunidades – a trabalho -, e nesta terceira não foi diferente, mais uma vez para prestigiar e participar do Festival do Turismo de Gramado, o querido Festuris. Porém foi a primeira vez que realmente pude conhecer o destino. E minha conclusão: é ideal para todos os perfis, seja viajando sozinho, a dois ou em família – tem atrações para todas as idades! É um dos poucos lugares no Brasil em que planejamento turístico foi levado a sério.
Por lá soube que antes a cidade vizinha de Canela era a “bam bam bam”, mas isso mudou quando Gramado se revitalizou e mais e mais atrações foram surgindo. Apesar de durante o ano inteiro receber turistas, a chegada do inverno é quando a região fica mais visada, mas o ápice mesmo é o Natal Luz de novembro à segunda quinzena de janeiro. Nesta época a cidade fica ainda mais charmosa e encantadora. Desafio alguém a não entrar no clima.
Fazendo às vezes de uma boa turista bati perna e explorei tudo que pude, mesmo quem em tão curto tempo. É muito fácil andar por lá, tem duas avenidas principais que se cruzam: das Hortênsias e a Borges de Medeiros. Não tem erro! E é esta segunda, cheia de jardins e flores, que corta toda a área urbana. Dá até para dizer que é o coração cultural, comercial e gastronômico de Gramado. Além das muitas lojas, restaurantes, cafés e choperias, ícones locais também podem ser apreciados nesta região, é o caso do Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado em agosto, a Igreja São Pedro e a famosa Rua Coberta, que sedia atividades do Natal Luz.
E quanto as atrações que comentei para todos os perfis e idades, entre as principais está o Mini-mundo (minimundo.com.br) que reproduz a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo da Legoland, na Dinamarca. Mostra réplicas de um mundo imaginário e criativo. Outra opção é oSnowland (snowland.com.br), que neste mês completa um ano. Gramado segue sendo o único município das Américas com um parque de neve indoor. O complexo dispõe de várias atividades e em breve inaugura mais opções como cinema 7D, motoneves, bumper car e simulador de esqui.
O parque Alemanha Encantada (alemanhaencantada.com.br), inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, retrata através de cenários, arquitetura e esculturas histórias que mexem com o imaginário. Na torre, de 19,5 metros de altura, onde a Rapunzel espera seu príncipe encantado, pode-se ter uma vista privilegiada do belíssimo Lago Negro, um dos principais pontos turísticos de Gramado. Para os adultos o Biergarten é ideal para apreciar chopes importados e nacionais, além de pratos típicos da culinária alemã.
Bem no centro da cidade, nos jardins do Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel (papainoel.com), você encontra a Árvore dos Desejos, o Chalé dos Ursos, Fábrica de Brinquedos, além da primeira casa da região em estilo bávaro, datada de 1940, toda decorada com motivos natalinos. Dentro do parque está o mirante de onde pode ser apreciada a melhor vista do belo Vale do Quilombo. E não faltam museus em Gramado, desde um dedicado ao perfume, outro medieval até o Dreamland – Museu de Cera (museudeceradreamland.com.br), o primeiro do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda América Latina. Já o Hollywood Dream Cars (hollywooddreamcars.com.br) é para os nostálgicos com sua exposição de carros e motos antigas. E para os amantes das Harley-Davidsons o Harley Motor Show (harleymotorshow.com.br) é primeiro espaço temático em toda a América Latina inteiramente dedicado a essas motos.
E se todo este clima e atrações não fossem suficientes ainda tem a “cereja do sundae” do Natal Luz: o espetáculo Nativitaten! A mágica apresentação mistura um show de luzes, águas dançantes e fogos de artifício ao som de uma orquestra, coral e tenores e tudo isso a céu aberto, bem no meio do Lago Joaquina Rita Bier. É lindo e emocionante!
E lembra que mencionei o chocolate? Gramado respira essa guloseima, é praticamenteimpossível ir embora sem levar um bombonzinho se quer. Para cada lado que você olhe surge uma lojinha vendendo o produto. Entre as mais tradicionais estão às marcas Caracol, Lugano, Prawer, Florybal e Planalto. E a maioria das lojas disponibilizam gratuitamente visitas as suas fábricas. É inevitável não lembrar de Willy Wonka e seus Oompa-Loompas. Aliás, não tem mesmo como não se sentir parte de um filme em Gramado, daqueles com final feliz!
Fonte: http://www.revistaviajar.com.br/artigos/ler/973/gramado-um-destino-para-todos#.VH3x_DHF8zY