Nova Zelândia: Ilha Norte é tão exuberante que parece lenda
O nome Maori para a ilha norte é Te Ika a Maui, o “peixe de Maui”. A mitologia Maori explica que a Nova Zelândia surgiu a partir de uma briga de irmãos durante uma pescaria. A história conta que Maui, um semideus, e seus irmãos estavam pescando em sua canoa (que representa a ilha sul). De repente ele pescou um peixe grande. Enquanto tentava tira-lo do mar, seus irmãos começaram a brigar pelo peixe que acabou escapando. O peixe tornou-se a Ilha Norte. A lenda ainda conta que as montanhas e vales da ilha surgiram como resultado da briga dos irmãos.
A verdade é que a Ilha é tão exuberante que realmente parece lenda.
Auckland, por exemplo, sua maior e mais importante cidade, é conhecida como a “cidade dos veleiros”, pois tem o maior índice de barcos per capita do planeta. Rodeada por montanhas imponentes, impressiona com suas praias cintilantes e intocadas, suas ilhas subtropicais com uma rica flora e fauna em um mar verde esmeralda. No centro vulcânico, há vastos lagos em crateras antigas, e os altos cones de vulcões evocam o passado turbulento da paisagem.
Outro lugar que impressionou foi a ilha Waiheke, a 35 minutos de ferryboat do centro de Auckland. Waiheke esbanja beleza e charme. Além de praias paradisíacas, lá você encontra os melhores vinhos do país. Nessa região, a cabernet sauvignon amadurece de maneira exuberante e seus vinhos rivalizam com os melhores do mundo. Ao explorar a ilha, você certamente vai topar com algumas vinícolas.
Comecei pela Man O’ War. Degustei vinhos tintos maravilhosos acompanhados de hors d’oeuvre melhores ainda. Mas o nocaute mesmo foi o mel. O mel desse lugar é maravilhoso!
Depois visitei Stonyridge Vineyard, o espaço é charmosíssimo e possui um restaurante delicioso. Foi uma das melhores refeições da viagem, e certamente, o melhor vinho que experimentei nos últimos tempos, o Larose.
Também perto de Auckland, estive em Piha, uma vila litorânea bem descontraída a 45 minutos da cidade. A praia é um espetáculo com sua areia negra e costa acidentada. É um verdadeiro oásis para surfistas e uma aventura para o visitante, que além de apreciar a beleza do lugar, pode fazer vários passeios por florestas nativas nas colinas circundantes.
Fonte: http://roteirosincriveis.uol.com.br/destinos/oceania/nova-zelandia/nova-zelandia-ilha-norte-e-tao-exuberante-que-parece-lenda/