Praias Trancoso e Caraiva
Taipe – Entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, localiza-se esta praia selvagem, cercada por falésias vermelhas. Distante 8 km ao norte de Trancoso, pode ser acessada pela estradinha de terra ou a pé (uma hora e meia de caminhada pela praia). A única opção de hospedagem aqui é o Club Med, instalado no alto de uma falésia.
Rio da Barra – Neste ponto do litoral acaba a mata fechada e começam as falésias vermelhas e brancas, descritas por Pero Vaz de Caminha na Carta do Descobrimento.
Nativos – Praia bastante freqüentada por ser a mais próxima de Trancoso. Para acessá-la, basta pegar o caminho à esquerda do Quadrado. Em Nativos, há várias opções de pousadas e barracas de praia, que servem comidas típicas, aperitivos e petiscos.
Coqueiros – Descendo o caminho à direita do Quadrado chega-se a essa praia, também bastante freqüentada e com várias opções de barracas.
Itaporoca – A uma hora de caminhada de Trancoso, em direção ao sul, essa praia oferece tranqüilidade e um visual único. Praticamente deserta, fica em frente a um condomínio fechado. Na maré baixa, as piscinas naturais revelam-se entre os recifes.
Praia do Espelho – Entre falésias e coqueiros, surge essa praia de águas quentes e cristalinas. Considerada uma das mais belas do sul da Bahia, é famosa pelos seus recifes e os diferentes tons de verde e azul do mar. As opções de hospedagem e gastronomia do Espelho têm preços salgados, mas a paz do lugar e o espetáculo de cores são imensuráveis.
Praia do Satu – Praticamente deserta, tem poucas opções de hospedagem e quiosques. Freqüentada por quem quer sossego absoluto ou por quem segue a trilha de Caraíva para a Praia do Espelho.
Caraíva – Localizada entre o rio e o mar, o vilarejo parece uma pequena cidade formada por ruas de areia fofa. Casas coloridas, pousadas charmosas e muito forró são a marca registrada do local. Próximo ao rio, a água do mar é um pouco turva, mas a alguns metros mais ao sul torna-se verde e cristalina.
Corumbau – Esta vila de pescadores ao sul de Caraíva é uma pequena península entre o rio e o mar. Afastada da civilização e cercada por praias virgens, oferece poucas opções de hospedagem. Quando a maré está baixa, a água fica mais clara e formam-se piscinas naturais na Ponta do Corumbau.
Bugue – Como o trânsito de veículos é proibido nas ruas de Caraíva, os passeios de bugue limitam-se à praia, do vilarejo até a Ponta de Corumbau. Mesmo assim, vale a pena explorar os 12 km praticamente desertos desta forma. Acerte a viagem com os bugueiros em Caraíva.
Parque Nacional do Monte Pascoal – A cavalo ou a pé, vale a pena visitar esta área de preservação ambiental, próxima à Ponta de Corumbau, a 12 km de Caraíva. O Monte Pascoal foi o primeiro ponto de terra avistado pelos portugueses das caravelas, quando aqui chegaram, no século 16. Desde esta época, vive na região uma tribo de índios Pataxó. Para este passeio é necessário contratar um guia local. O roteiro pode incluir a subida ao topo do monte e uma visita à aldeia indígena de Barra Velha.
Rio Caraíva – Descer as águas escuras do rio de bóia é o mais perto que você ficará de uma aventura radical no sul da Bahia. Também é possível passear de barco pelo rio, basta agendar com os pescadores em Caraíva.
Lagoa do Satu – Localizada na Praia do Satu, a lagoa está a uma hora de caminhada de Caraíva. De águas verdes, é parada obrigatória para quem segue a trilha em direção à Praia do Espelho. Ao final da praia, começa a parte mais puxada do percurso de 9 km, uma hora por cima de uma falésia -o visual recompensa o esforço.
Casa de Cultura de Trancoso – Localizada no Quadrado, abriga exposições, eventos e oferece cursos à população, como aulas de capoeira. Na alta temporada a Casa abre todos os dias, das 12h às 22h, e na baixa temporada somente aos finais de semana. Entrada franca. Quadrado, s/nº, tel: (73) 9996-7184.
Bar Lagoa – Localizado dentro da Pousada Lagoa, em Caraíva, o bar oferece uma alternativa ao forró (ritmo predominante em toda a região): chill out, MPB, rock e samba-rock. O Lagoa organiza festas com DJs famosos nas quais a música eletrônica toca noite adentro. www.lagoacaraiva.com.br
Forró do Ouriço – Ponto de encontro nas noites de Caraíva. O forró começa no início da noite e só acaba com o nascer do sol. Na alta temporada, quando o vilarejo está cheio de turistas, a pista do Ouriço não comporta todo mundo e o rastapé invade a areia. www.forrodoourico.com.br
Pára-raio – Restaurante e casa noturna que lota todas as noites durante a alta temporada de Trancoso. Com capacidade para 900 pessoas, a casa é especializada em música eletrônica, mas também promove shows de MPB. No palco do Pára-raio já se apresentaram Elba Ramalho, Margareth Menezes, Sandra de Sá, Zeca Baleiro, Mariana Aydar, Paula Lima, Samuel Rosa, Lenine, entre outros.www.pararaiotrancoso.com.br
Quadrado – A enorme praça que fica no centro de Trancoso é rodeada por charmosas casinhas coloridas. Lá você encontra lojas com diferentes opções de compras: das grifes famosas ao artesanato local. Nas outras praias, a venda de produtos artesanais é feita pelos nativos e por índios pataxó, que expõem seus trabalhos na areia.
Fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/trancosocaraiva—atracoes.jhtm