Primeiro hotel de luxo de Salvador reabre em setembro
Em seus tempos áureos, o Palace Hotel de Salvador – primeiro cinco estrelas da capital baiana – recebeu personalidades internacionais como Orson Welles, Carmen Miranda ePablo Neruda. Mas os anos acabaram sendo ingratos com o estabelecimento todo em estilo Art Déco, que foi inaugurado em 1934 e até a década de 1970 era referência de luxo soteropolitano.
Desativado e abandonado por mais de uma década, o octogenário local, construído em formato triangular (nos moldes do célebre Flatiron Building de Nova York), vai renascer em setembro com o nome de Fera Palace Hotel. O estabelecimento está passando por uma restauração total comandada pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl (do escritório SPOL Arquitetos) e, entre os destaques do futuro hotel butique, está a cobertura com piscina de borda infinita de 25 metros de comprimento e vista para a Baía de Todos os Santos.
Localizado na Rua Chile, a primeira rua do Brasil e em pleno Centro Histórico de Salvador (Pelourinho), o Fera Palace Hotel ocupa um edifício de oito andares, onde se espalham os 81 apartamentos e suítes com decoração sofisticada vintage e descontraída (detalhes como o piso de taco e acabamentos de mármore estão sendo preservados). O ar retrô, inclusive, se espalha por todos os 6,1 mil metros quadrados do prédio.
No térreo, além do lobby e bar, será aberto o restaurante “O Adamastor”, com capacidade para 120 pessoas. O nome é uma homenagem àquela que foi a loja de artigos masculinos mais sofisticada da Rua Chile, de mesmo nome de seu proprietário Adamastor, pai do cineasta Glauber Rocha. O espaço do antigo cassino do hotel, fechado em 1946 (com a proibição dos jogos de azar no Brasil) e eternizado no romance Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado, está sendo transformado em salão de festas e eventos com capacidade para 300 pessoas. Os valores das diárias ainda não foram revelados.
Inspiração
Claramente inspirado no grupo argentino Faena, que participou da transformação doPorto Madero em Buenos Aires e está fazendo uma nova revolução em Miami com seuhotel e empreendimentos próximos (edifícios de apartamento, teatro e restaurantes), o Fera Palace Hotel é o primeiro fruto da Fera Investimentos, que pretende transformar a região onde está o cinco estrelas no Bahia Design District, com prédio de lofts residenciais, edifício comercial, centros cultural, gastronômico e artsy. Além disso, a empresa de investimento está reformando um hotel em São Paulo que será denominado Fera Baixo Augusta Hotel (ainda não há uma data para a inauguração).
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/primeiro-hotel-de-luxo-de-salvador-reabre-em-setembro/