Saborear pelo mundo: tapioca
0 Comentários
Uma iguaria genuinamente brasileira!
Comida, patrimônio cultural e até tema de música. Eis a tapioca, uma guloseima made in Brazil. Também conhecida como beiju, foi criada pelos indígenas tupi-guarani antes mesmo do descobrimento do país. Desde então, caiu no gosto popular e ultrapassou os limites do norte brasileiro, onde surgiu, para se espalhar por todos os cantos, especialmente o nordeste.
Leve e nutritiva, é resultado do polvilho doce retirado das raízes da mandioca e abre espaço para diversas receitas. Sobressai entre pratos principais e sobremesas. Sozinha tem sabor quase neutro e, por isso, é ideal para combinar com diferentes opções de recheios. Dos doces aos salgados, dos simples aos sofisticados e os exóticos, desde manteiga ou coco fresco ralado até chocolate – tudo depende da região do país. Atualmente, existem centenas de combinações, porém as mais tradicionais são coco com leite condensado e a de queijo. Nas opções doces, o limite parece ser a criatividade do degustador: caramelo, banana, goiabada…
A princípio vendida em barraquinhas e quiosques, a tapioca chegou a novos territórios, como restaurantes, cafés e até casas especializadas na iguaria. Bom substituto para o pão, vai bem no café da manhã e lanche da tarde. Mas as opções não param por aí! A farinha da tapioca pode ser base para diversas receitas. O uso em outros modos que não o tradicional tem se intensificado, gerando versões “reinventadas” como cuscuz, pastel, pizza, pudim e sorvete!
Além de conquistar o paladar dos estrangeiros que visitam o Brasil, também passou a ser apreciada no exterior. Famosa, surgiu em letras de Chico Buarque e Moraes Moreira. E ainda se tornou Patrimônio Imaterial e Cultural de Olinda, em Pernambuco.
Capim Santo – São Paulo, SP
No almoço, o bufê conta com seis estações: grãos, leguminosas, proteínas, massas e tapioca – os cozinheiros finalizam alguns pratos na hora.
Al. Ministro Rocha Azevedo, 471, Jardins, 11/ 3068-8486, capimsanto.com.br
Raízes do Sertão – Brasília, DF
A tapiocaria surgiu com o desejo do chef Durley Soares de transformar a iguaria em prato principal. Além das tradicionais, oferece outras opções, como o cuscuz.
Asa Norte, SCLN 309, Bloco E, lojas 8 e 9, 61/ 3037-9433, tapiocariaraizesdosertao.com.br
Aconchego Carioca – Rio de Janeiro, RJ
Criação da chef Kátia Barbosa
– e chamado de almofadinha –, o pastel de tapioca com recheio de camarão é um dos petiscos mais procurados da casa.
R. Barão de Iguatemi, 379, 21/ 2273-1035.
Fonte: http://www.revistaviajar.com.br/dicas/viagem/834/saborear-pelo-mundo-tapioca#.U-PvKvldVTY