Saiba como levar seu equipamento esportivo em uma viagem de avião
Dicas e regras das companhias aéreas para levar o equipamento para um destino novo
Quem pratica esporte de aventura sabe a importância de ter o equipamento certo e em ordem. Mesmo que no destino seja possível alugar o material, a maioria dos aventureiros prefere levar seu próprio e garantir a aventura. Saiba os detalhes necessários para uma viagem segura e para evitar dores de cabeça no aeroporto.
A regra básica para o transporte é que o equipamento conta como uma bagagem normal e o excesso de peso é cobrado à parte.
Viajando com a bicicleta
Cada companhia aérea tem regras próprias sobre como levar uma bicicleta como bagagem. No geral, o transporte é permitido quando está de acordo com algumas regras de segurança como desmontar, embalar a bike em plástico bolha e esvaziar os pneus. Algumas companhias cobram uma taxa extra, outras exigem que seja utilizado um case ideal para transporte.
Levando a sua prancha como bagagem
Levar uma prancha de stand up paddle no avião é permitido desde que ela esteja dentro de um case apropriado. A maioria das companhias aéreas cobra uma taxa extra para o transporte desse tipo de equipamento em voos internacionais.
Para garantir a proteção da prancha é indicado que ela seja enrolada em tecidos com espuma e plástico bolha.
Uma opção mais simples é a prancha de stand up inflável, que pode ser esvaziada e levada dentro da mochila.
Como levar esqui e prancha de snowboard
As regras para transportar esqui e prancha de snowboard são as mesmas do transporte de pranchas de stand up. Será cobrada uma taxa extra quando a bagagem ultrapassar as dimensões e peso permitidos pela companhia.
Viajando com equipamento de mergulho
O equipamento de mergulho está sujeito a cobrança de taxa extra caso seja considerado excesso de bagagem. As companhias aéreas exigem que a garrafa de ar comprimido esteja vazia, os reguladores e as válvulas estejam na posição “desligado” e as baterias, pilhas e lâmpadas sejam removidas.
É indicado que as partes frágeis sejam embaladas em plástico bolha.
Equipamento de escalada no avião
Capacete, cordas, bolsas e todo o equipamento de escalado podem ser levados no avião. Caso o material ultrapasse o limite de bagagem permitido, será cobrada uma taxa extra.
Dica
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tem uma cartilha que deixa margem para as próprias companhias criarem suas regras. Como não existe um padrão, o mais indicado é que o passageiro ligue para a companhia aérea com antecedência para se informar corretamente sobre detalhes e valores do transporte.
Fonte: http://webventureuol.uol.com.br/h/noticias/saiba-como-levar-seu-equipamento-esportivo-em-uma-viagem-de-aviao/33079