SALVADOR – BAHIA
O que é
Capital da Bahia e primeira capital do Brasil, a cidade é composta de prédios e ruas históricas e participou de vários momentos da construção da própria História do Brasil. Seus 2,6 milhões de habitantes são chamados de soteropolitanos. Dona de belas praias, festas tradicionais e carnaval com trio elétrico, Salvador é um dos destinos mais visitados do Brasil. Clima quente e úmido. Temperatura entre 20 a 30° C.
Onde ficar
Pestana Convento do Carmo
Diárias por R$ 727
Fica em um ex-convento do século 16. As antigas celas dos frades abrigam os quartos confortáveis e decorados. Café da manhã inclui doces portugues e salmão defumado.
Deville
Diárias por R$ 500
A cantora Beyoncé se hospedou neste hotel no último ano. Há 5 minutos do aeroporto, está longe do movimento do centro.
Santeria Hostel Bar
Com peças de decoração à venda, o hostel tem noites animadas regadas a tequila e comida mexicana. 5 quartos coletivos e 1 privativo.
Como chegar
VIA AÉREA:
É possível voar de qualquer capital brasileira, diariamente, ao Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães. Também há vôos diretos de Lisboa, Madri, Frankfurt e Miami. Há ônibus comum, ônibus executivo, taxis e diversas empresas de turismo que oferecem transfers do aeroporto até o centro de Salvador.
VIA TERRESTRE:
Para quem vem pelo sul, as opções são a BR-101, BR-116 e a BR-324, que entra na cidade. Outro trajeto possível é ir por Nazaré e ilha de Itaparica e cruzar a Baía de Todos os Santos até Salvador de ferry.
Vindo do norte do país, além da BR-101 a melhor opção é a Linha Verde, que possui um movimento bem menor de caminhões.
Do Centro-Oeste o principal acesso é a BR-242, que atravessa a Chapada Diamantina.
O que fazer
CENTRO HISTÓRICO:
Patrimônio Cultural da Humanidade, o Centro Histórico preserva construções do período colonial. São sobrados, solares, palacetes, igrejas e conventos construídos nos estilos ibérico e barroco, que foram restaurados, mas mantendo suas características arquitetônicas originais. O Centro Histórico de Salvador compreende a área que vai da Praça Municipal – onde está o Elevador Lacerda – até o Largo de São Francisco, englobando também o Terreiro de Jesus, Pelourunho, Praça Castro Alves e Mercado Modelo.
PELOURINHO:
O primeiro e mais famoso bairro de Salvador é conhecido por suas ladeiras, casarões coloridos, igrejas e museus. Na época do Brasil colonial, o Pelourinho era habitado por famílias ricas e destinado ao comércio e administração da cidade.
ELEVADOR LACERDA:
Um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, inicalmente tinha a função ligar as cidades Alta e Baixa. Sua construção começou em 1869, por meio da iniciativa de Antônio de Lacerda, e passou a funcionar em 1873.
O Elevador Lacerda se situa na rocha da montanha que separa os 72 metros entre Cidade Alta e Cidade Baixa, às margens da Baía de Todos os Santos, proporcionando uma das mais maravilhosas vistas de Salvador.
FAROL DA BARRA:
Desde o decobrimento do Brasil, a Barra teve importância estratégica para defesa da colônia pelos portugueses. Em 1536, no local onde hoje está o Farol, foi erguido o Forte de Santo Antônio da Barra, que defendeu a cidade de inúmeras invasões estrangeiras.
MERCADO MODELO:
É hoje o maior centro de artesanato da América Latina, onde se pode encontrar peças típicas da cultura baiana, como as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, patuás, figas, berimbaus e outros instrumentos musicais, bordados e rendas, além de todo tipo de pimenta e temperos.
IGREJA DO SENHOR DO BONFIM:
A devoção ao Senhor do Bonfim chegou à Salvador por Teodózio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa. Ao enfrentar uma terrível tempestade no oceano, ele fez uma promessa ao Senhor do Bonfim, de que traria uma imagem do santo e a sua fé ao Brasil, caso chegasse vivo em Portugal.
Em 1754 a Igreja foi concluída, localizada na Colina Sagrada no morro de Monte Serrat, um dos pontos mais altos de Salvador. A celebração ao Senhor do Bonfim acontece na primeira quinta-feira após o dia de Reis, percorrendo o trajeto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bonfim.
FORTE SÃO MARCELO:
Em 1965, depois da invasão holandesa, teve início a construção de um forte para proteger o antigo Porto de Salvador e parte da Cidade Alta. Esta construção circular feita em um banco de areia foi concluída somente no ano de 1728. O forte de São Marcelo também funcionou como prisão, tendo como prisioneiro mais famoso Bento Gonçalves, revolucionário gaúcho.
LAGOA DO ABAETÉ:
Localizada no imortalizado bairro de Itapuã, a lagoa é resultado do represamento de rios e águas da chuva, cercada por dunas e vegetação nativa, formada por espécies raras da flora baiana. Em 1993, a área de preservação do Abaeté se torna um Parque Ambiental e hoje possui bares, restaurantes, lojas de artesanato e barracas de comida típica.
No parque fica também a Casa da Música da Bahia, guardando vídeos e fotos sobre a música do estado e contando com a presença da “fobica”, o carro que deu origem ao trio elétrico.
PRAIAS
PORTO DA BARRA:
Pequena e cercada por fortes e diversas igrejas, possui águas claras e calmas, ótimas para o banho. Proporciona uma visão para a Baía de Todos os Santos, sendo o local ideal para assistir o pôr-do-sol, acompanhado por uma água de côco.
FAROL DA BARRA:
Os arrecifes próximos ao Farol são ótimos para o mergulho e ao lado do Cristo Redentor é o local ideal para a prática do surf. Já as piscinas naturais que se formam na maré baixa por toda a extensão da praia são convidativas ao banho. O calçadão possui uma excelente estrutura ao turista, contando com inúmeros hotéis, bares e restaurantes.
ONDINA:
Seus recifes que formam piscinas naturais, deixando o mar bem calmo, ideal para o nado ou mergulho. Possui muitas opções de hotéis e barracas de praia e o calçadão conta com quadras esportivas, sendo também um bom local para caminhadas.
RIO VERMELHO:
Funciona como atracadouro para os pescadores locais. Formada por pedras é dividida em outras pequenas praias. No dia 2 de fevereiro é de onde partem os barcos cheios de oferendas em homenagem à Iemanjá. Possui uma agitada vida noturna, sendo um ótimo local para degustar os acarajésnos diversos quiosques das baianas.
AMARALINA:
Praia de ondas fortes, possui um extenso calçadão para caminhadas e corridas, além de diversas barracas para degustação do acarajé. A pesca esportiva é liberada nas suas águas.
PITUBA:
Localizada em um dos bairros mais populosos de Salvador. é bem movimentada e bastante frequentada pelos moradores do local. Com ondas fortes, é otima para caminhadas e possui um ótimo local para banho próximo de onde os pescadores guardam seus barcos.
JARDIM DE ALAH:
Praia de mar agitado, areias amareladas e um extenso coqueiral, é muito movimentada pois sua orla oferece inúmeras atividades, barracas e quiosques, aulas de dança, além de receber várias festas no verão.
ARMAÇÃO:
Com fortes correntezas e muitas ondas, é bastante procurada pelos surfistas, porém fica praticamente deserta na maior parte do ano, em função de não ser muito propícia para o banho. Em seu entorno há muitos hotéis, restaurantes, centro de convenções e um shopping.
PRAIA DOS ARTISTAS:
Recebeu este nome por ter sido muito frequentada por artistas como Caetano Veloso e Gal Costa, nos anos 70. Possui ondas fortes, mas conta diversas barracas, sendo bem movimentada.
CORSÁRIO:
É ideal para o surf, por suas ondas fortes, ou para a prática de esportes como futebol e frescobol. Nesta praia se localiza o Parque Metropolitano de Pituaçu, uma área de proteção ambiental que além de possuir uma linda paisagem, conta com ciclovia e pista para corridas e caminhadas.
JAGUARIBE:
Conta com grande estrutura de barracas por toda a extenção da orla que servem comida típica. Suas águas são ótimas para a prática do surf e windsurf, mas também há muitos praticantes de volei e futebol de areia.
PIATÃ:
Possui uma bela paisagem, formada por águas calmas, coqueiral, areia amarelada e dunas. Conta com uma boa estrutura de barracas. É boa para banho e prática de esportes náuticos.
ITAPUÃ:
A mais famosa praia de Salvador, realmente é dona de uma paisagem belíssima. Tem águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras, além do farol. Possui também pescadores e jangadas, sendo procurada para a prática de windsurf. Conta também com diversas barracas que servem petiscos da comida típica baiana e batidas de frutas da região.
STELLA MARIS:
É uma das praias mais movimentadas e badaladas. Tem ondas fortes e recifes, sendo muito visitada pelos praticantes do surf e bodyboard, mas também possui techos protegidos por pedras que, na maré baixa, formam piscinas naturais. Suas dunas atraem os adeptos do sandboard. Conta com uma grande estrutura de barracas que à noite promovem festas, reunindo moradores de Salvador e da região Metropolitana.
Localização
Nordeste do Brasil, há mais de 1.500 km de Brasília (DF).
Fonte: http://www.viagembrasil.tur.br/DESTINOS-VIAGEM-13-SALVADOR+++BAHIA.htm