Santa Catarina: surpresas de norte a sul
Um dos Estados mais procurados pelos brasileiros no verão, a região oferece de praias deslumbrantes a festas típicas e roteiros temáticos
Passear por Santa Catarina é ter certeza de se surpreender. Dono de algumas das praias mais cobiçadas do país e sede da famosa Oktoberfest, o Estado está na lista dos destinos nacionais mais queridos entre os turistas. Com atrações para todos os gostos, a região, que foi cenário de diversas colonizações, com destaque para a alemã, é o roteiro ideal para qualquer estação e companhia. Para quem busca sossego ou está atrás de agitação, seja na serra ou na costa, Santa Catarina tem uma opção que pode ser exatamente o que você busca.
Florianópolis
A capital catarinense também é conhecida como Ilha da Magia. E não é à toa. Os mais de 170 km de praias – ou 97% do território da capital – são um atrativo irresistível para os amantes do mar. As praias mais badaladas ficam ao norte da ilha, como a luxuosa Jurerê Internacional, destino popular no Réveillon. As praias de Canasvieiras e Ingleses também são badaladas durante o verão e as favoritas entre os argentinos. Os que buscam sossego devem optar pelo sul da ilha. Campeche e Armação são as praias prefereridas, menos urbanizadas e frequentadas por pescadores locais. Já para os que buscam pegar ondas, os destinos prediletos são as praias Mole, Brava e Joaquina (acima – Foto: Carlito Ferreira/ Ministério do Turismo/ Divulgação).
No centro, a belíssima Lagoa da Conceição é rodeada por bares e restaurantes e lugar certo para quem quer badalação à noite. De dia, é o ponto de encontro dos praticantes de esportes aquáticos: windsurf, vela, caiaque, jet ski podem ser praticados por lá. E quem passa por Floripa, como é popularmente conhecida, também não pode deixar de provar os diversos pratos com ostra, camarão e tainha, especialidades da cidade.
Joinville
A maior cidade de Santa Catarina tem aproximadamente 500 mil habitantes e é palco para festivais durante o ano todo. O Internacional de Dança reúne cerca de 230 mil amantes da arte na cidade. Joinville possui uma vida industrial e comercial ativa, sendo um polo econômico no Estado. Embora possua uma vida agitada, também é possível encontrar roteiros de turismo rural na cidade. A Estrada Bonita é uma opção para quem busca combinar vistas exclusivas enquanto prova a culinária local.
Joinville conta com um rico circuito de museus. Entre os mais populares entre os turistas estão o Nacional de Imigração e Colonização, Museu de Arte de Joinville, Casa da Cultura, Museu Arqueológico do Sambaqui e a Casa da Memória do Imigrante.
Litoral
Entre os 500 km da costa catarinense, a praia que mais recebe turistas anualmente é a de Balneário Camboriú. Com uma população flutuante de 1 milhão de pessoas, a cidade tem nove praias, que durante a temporada de verão têm atividades o dia inteiro. O destino é perfeito para quem não quer desperdiçar nem um segundo das férias. A menos de 15 quilômetros de Balneário Camboriú, fica a praia de Itapema. Repleta de cachoeiras e trilhas, é uma ótima pedida para quem quer estar em contato com a natureza. Já quem prefere curtiu o mar e se aventurar em esportes náuticos, a praia de Bombinhas, também ao norte do Estado, é o local ideal para os aficionados em mergulho. Ao sul, a Praia do Rosa e a Guarda do Embaú são as preferidas pelos praticantes de surf. Não só popular entre os brasileiros, durante o verão as praias de Santa Catarina recebem turistas do mundo todo, principalmente os vizinhos argentinos.
Serra
A serra catarinense é região mais fria do Brasil e o lugar certo para quem quer ver neve sem sair do país. O destino certeiro para quem quer encontrar os telhados das casas branquinhos e desfrutar de um bom vinho é a cidade de São Joaquim, onde a atração número um é a neve. A 2 mil metros de altitude, o turista pode aproveitar toda a hospitalidade dos serranos, cardápios suculentos e atividades ao ar livre típicas do local, como cavalgada, ordenha de vacas e pescaria. A maior cidade da região é Lages, que durante o feriado de Corpus Christi fica cheia com a Festa do Pinhão, uma celebração à gastronomia e cultura local.
Vale Europeu
Trata-se de um pedacinho da Alemanha no Brasil. É nessa região que fica a famosa cidade de Blumenau. Fortemente marcada pela arquitetura europeia, recebe cerca de 600 mil visitantes durante a Oktoberfest, com programação de shows e a presença de cervejarias para animar a festa. A dica é reservar hospedagem com antecedência, já que a cidade lota durante o mês de outubro. O passeio pela Vila Germânica é acerto garantido para provar boas cervejas e pratos típicos locais – inspirados, é claro, na gastronomia alemã. A cidade ainda agrada àqueles que adoram fazer compras quando viajam, com diversas opções de lojas espalhadas por todo o centro. Além da influência alemã, outro atrativo é o roteiro religioso. Visitas aos diversos templos e igrejas são organizadas para os turistas. O destaque é a cidade de Nova Trento, um dos principais destinos religiosos no país.
Rota da Amizade
A proximidade com a Argentina marca toda a região Oeste de Santa Catarina, assim como a influência italiana e alemã, novamente presente na gastronomia local. A principal cidade é Chapecó, também importante polo econômico e sede da Festa da Linguiça, ou Würstfest, importante evento gastronômico da região. A área possui atrações turísticas como estâncias hidrotermais e cachoeiras, com outras diversas opções de turismo ecológico. Além de Chapecó, também está ali a pequena cidade de Fraiburgo, a capital brasileira da maçã e responsável por quase a metade da produção nacional da fruta.
Na Santa (e bela) Catarina tem…
Fonte: http://disneybabble.uol.com.br/br/viagem-e-f%C3%A9rias/santa-catarina-surpresas-de-norte-sul