Truques de viagem. Dicas para o antes, o durante e o depois de uma viagem
0 Comentários
Dicas para o antes, o durante e o depois de uma viagem
PRÉ-viagem
1. Ao comprar passagens aéreas ou fazer reservas em hotéis pela internet, lembre-se de limpar o histórico e habilitar a função de navegação privada (ou em inglês, private internet browsing), nas configurações do navegador. Os sites da maioria das empresas rastreiam visitantes e aumentam os preços automaticamente porque registram no sistema uma visita / pesquisa anterior do usuário.
2. Para evitar que maquiagens, como pó compacto, blush e sombras, quebrem-se, coloque um disco de algodão dentro da caixa do produto.
3. Colocar lenços de papel em cima das roupas na hora de organizar os pertences evitará odores. Outra boa dica é pôr meias dentro de sapatos para conseguir mais um cantinho livre.
4. Quem já pesquisou os preços de passagens alguma vez na vida sabe que as tarifas variam de acordo com os dias da semana. Terça, quarta e sábado são os dias com menores preços para voos domésticos; já para viagens internacionais aposte nas segundas, terças e quartas.
5. Cubra a borda de xampus e outros produtos de beleza líquidos com filme plástico para evitar que eles vazem na mala.
6. Coloque colares e pulseiras finos dentro de canudos de plástico (aqueles de bebida, mesmo) para impedir que se enrolem.
7. Pensou em fazer um cartão de viagem pré-pago? Atenção para as taxas! A maioria dos cartões possui tarifas “escondidas”, como as de recarga, de inatividade, de habilitação… Consulte tudo isso antes de aderir.
8. Páginas da web que reúnem informações sobre tíquetes aéreos, hotéis e aluguel de veículos muitas vezes são uma verdadeira mão na roda na hora de organizar uma viagem. Porém, vale saber que, não raro, os sites de companhias aéreas, hotéis e serviços oferecem preços melhores. Além disso, tratando diretamente com a empresa, você conta com suporte em caso de problemas – o que não está garantido quando a compra é feita por intermédio de terceiros.
9. Envie para o seu próprio email cópias do seu passaporte, RG e itinerário para não ficar sem nenhuma identificação em caso de perda ou furto. Usuários de smartphones podem salvar as mensagens em uma pasta separada e acessá-las mesmo quando estiverem off-line.
10. Enrole as roupas ao invés de dobrá-las para ganhar mais espaço na mala e evitar vincos indesejáveis. Para camisas sociais, o ideal é colocar um cinto enrolado no colarinho para não amassá-lo.
DURANTE a viagem
1. Na hora do embarque, solicite no balcão da companhia aérea que sua mala seja marcada como frágil – basta solicitar o adesivo no balcão de despacho. Isso fará com que ela seja transportada com mais cuidado e, de quebra, garante ainda um lugar entre as primeiras a chegarem à esteira.
2. Caso tenha esquecido o creme de barbear ou o creme depilatório, saiba que aquele condicionador dos amenities funciona tão bem quanto o produto original e de quebra ainda hidrata a pele.
3. Quer usar o Google Maps, mas não tem internet habilitada para uso internacional ou prefere economizar? É simples: quando ainda estiver conectado no hotel, trace a rota desejada no aplicativo e, em seguida, digite “ok maps” na busca. Assim você salva a página e pode acessá-la off-line. Também é possível usar o GPS do celular mesmo off-line – você não consegue traçar rotas, mas pelo menos se localiza
no mapa da cidade.
4. Para descobrir a senha do wi-fi de um restaurante ou loja, faça check-in no Foursquare e consulte os comentários de outros usuários – alguém pode ter publicado a informação ali.
5. Pagar por wi-fi é um pesadelo para qualquer viajante. Então, nada melhor que baixar no smartphone aplicativos que rastreiam redes gratuitas. O principal deles é o JiWire’s Free Wi-Fi, que localiza mais de 150 mil redes gratuitas ao redor do globo.
6. Esqueceu o carregador do celular ou o adaptador de tomada? Não se desespere. Se tiver o cabo consigo, conecte-o à entrada USB da televisão do quarto do seu hotel para carregar o aparelho. Se não, recorra à recepção: os hotéis costumam ter um “achados e perdidos” (lost and found) e há grandes chances de outro hóspede ter deixado para trás um carregador compatível com seu celular.
PÓS-viagem
1. Quem viaja constantemente sabe que aquela bolsinha com pasta, fio dental, xampu e sabonete pode salvar uma vida. Então, deixe uma sempre a postos com todos os itens necessários, assim você não corre o risco de esquecer nada.
2. Desfaça a mala imediatamente ao chegar em casa, para evitar que o cheiro das roupas sujas impregne nas peças limpas.
Fonte: http://www.revistaviajar.com.br/dicas/viagem/986/truques-de-viagem#.VLAMFyvF8zY