Viajar sozinho é oportunidade de se conhecer melhor e ampliar relações
Adora viajar, mas não tem companhia? Para um número cada vez maior de brasileiros, isso não é um problema. Em uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada em 2014, 17,8% dos brasileiros revelaram a intenção de viajar sem a companhia de um amigo ou familiar. Em janeiro do ano passado, eles representavam 12,6%.
Essa tendência é confirmada, e de forma ainda mais contundente, por uma empresa especializada em pesquisa online de passagens e hotéis, a Kayak. Segundo o levantamento da companhia, entre os meses de janeiro e julho de 2014, mais de 77% das buscas por viagens nacionais e internacionais foram feitas por pessoas que pretendiam viajar sozinhas.
“A facilidade de encontrar informação online e, principalmente, nas redes sociais, colabora para que as pessoas se sintam mais confiantes e optem por viajar sozinhas”, afirma Maria José Giaretta, professora do curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Para ela, as pessoas vivem uma vida muito agitada e estressante. Nessas condições, viajar sem companhia acaba sendo “uma forma de refletir e de experimentar a introspecção”.
Você viajaria sozinho?
-
Sim, já fiz isso e adorei.
-
Sim, mas ainda não tive coragem.
-
Não, eu gosto de companhias e de compartilhar cada momento em grupo.
-
Não, nunca pensei na possibilidade.
Mas o turista que viaja sozinho não fica, necessariamente, solitário. E a possibilidade de conhecer pessoas diferentes – que costuma ser mais limitada quando se viaja com um parceiro ou em grupo – tem sido um atrativo para muitos turistas.
No entanto, para que a viagem transcorra de maneira tranquila, sem sobressaltos, é preciso tomar alguns cuidados básicos de segurança, que incluem um planejamento prévio do transporte e hospedagem.
De acordo com Edmar Bull, vice-presidente da unidade de São Paulo da Associação Brasileira de Agências de Viagens, ao chegar no aeroporto ou na rodoviária, é importante, por exemplo, buscar táxis credenciados, para não ser vítima de assaltos ou abusos de preço. “Outro cuidado é fazer o seguro viagem, que cobre custos relacionados a possíveis doenças e acidentes”, afirma.
Quem viaja sozinho precisa, sobretudo, estar atento aos próprios limites e a tudo o que acontece ao redor. E é justamente essa postura de atenção interna e externa que pode trazer os maiores benefícios da viagem.
-
Destinos mais buscados por quem viaja sozinho
Miami, Nova York, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Los Angeles
-
Categorias que mais procuram viagens
Sozinho: 77,62%; Casal (ou companhia para viajar): 14,47%; Família: 3,05%; Outros (categorias não especificadas ou viagens em grupos): 4,86%.
Fonte: http://viagem.uol.com.br/noticias/2014/11/03/viajar-sozinho-e-oportunidade-de-se-conhecer-melhor-adeptos-contam-por-que.htm